Carnaval do Rio
Os elementos dos desfiles das escolas de samba do Rio
Entenda os elementos como Alas, Passistas, Samba-Enredo e mais.
O Sambódromo é o lugar mais empolgante do Carnaval do Rio. O foco do desfile são as 12 escolas de samba que disputam o título com diversos quesitos para serem pontuados pelos juízes. O Carnaval tem início com o recebimento da Chave da Cidade entregue pelo prefeito ao Rei Momo, juntamente com a Rainha do Carnaval e suas princesas.
Os bastidores do desfile das escolas de samba
Cada participante de uma escola de samba tem um papel específico no desfile. Os integrantes devem garantir que o percurso seja feito em tempo hábil. Os preparativos para o próximo Carnaval têm início antes da poeira do atual Carnaval baixar. O samba-enredo é mantido em sigilo até dezembro, quando os ensaios começam a todo vapor.
Carnavalesco
O carnavalesco comanda a equipe, é ele quem idealiza toda a concepção do desfile desde os modelos das fantasias, decoração dos carros alegóricos, acessórios, samba-enredo, ensaios e outros detalhes. Cada ala é coreografada à perfeição. Meses de preparação são gastos pelas escolas de samba, que mobilizam o apoio de moradores das suas comunidades.
Comissão de Frente
A Comissão de Frente é composta de um grupo de artistas mais habilidosos que são os primeiros a capturar a atenção dos juízes e do público.
Alas
A escola é dividida em seções chamadas alas, com cada ala contendo cem integrantes ou mais usando a mesma fantasia, de acordo com o enredo da escola. Cada ala tem um presidente, que garante que as fantasias sejam produzidas e também é responsável pelas vendas delas.
Mestre-sala e Porta-bandeira
O mestre-sala e a porta-bandeira têm habilidades técnicas de dança técnicas e emocionam a todos com seus passos precisos e graciosos.
Carros Alegóricos
Carros alegóricos decorados de acordo com o enredo compõem algumas alas, com passistas fantasiadas ricamente, retratam a criatividade das escolas.
Passistas
As passistas, um grupo de 15-20 dançarinas, sambam com passos impressionantes e frenéticos por todo o percurso. Enquanto as escolas estão ocupadas desfilando e os espectadores apreciando todo o divertimento, os juízes vão analisando tudo para selecionar uma campeã. No entanto, todas são campeãs aos olhos de milhões de espectadores.
Bateria
No centro de cada escola está a bateria, um grupo de 250-300 percussionistas que produzem energia e o ritmo para os passistas. A bateria traz à frente a figura da rainha da bateria que embeleza e eleva ainda mais a temperatura do desfile. Há ainda um carro de som que traz os melhores intérpretes, que cantam o samba-enredo em precisão com a bateria.
O samba-enredo
O samba das escolas gira em torno do enredo, que pode tratar de política, história, esportes e outros temas. A letra e a melodia fazem toda a diferença no julgamento deste quesito. O samba-enredo é mantido em sigilo até cerca de dois meses antes do Carnaval, quando Cds são vendidos ao público. A alegria de ser um espectador no Sambódromo
Estar entre os milhares de foliões no Sambódromo apreciando o desfile das escolas de samba é uma experiência inesquecível. Espectadores desfrutam de uma apresentação sensacional de cores, fantasias, carros alegóricos e passistas organizados e harmonizados ao som de uma batida eletrizante.