Sambódromo
O Sambódromo - Passarela do Samba do Carnaval do Rio
Passarela do samba, a Marquês de Sapucaí situa-se no centro do Rio
O projeto do sambódromo, de autoria do famoso arquiteto Oscar Niemeyer, teve como objetivo único dotar a cidade de um palco urbano permanente para a exibição do maior espetáculo da terra: Os desfiles das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro.
Oficialmente o palco do carnaval carioca é denominado de Passarela Professor Darcy Ribeiro. No entanto, é popularmente conhecido como "Sambódromo", que foi um termo marcado pelo próprio Darcy Ribeiro a partir da junção de "samba" com o sufixo de origem grega "dromo", que significa "corrida, lugar para correr".
O Sambódromo foi construído na década de 80 e em apenas 120 dias, usando muitas técnicas de construção pré-moldada em concreto armado. A pista tem 700 metros de extensão e 13 metros de largura. Hoje, aproximadamente 72.5000 cariocas e turistas podem assistir ao carnaval mais famoso do mundo.
Visitas ao Sambódromo durante o Ano
Fora do período de Carnaval, o Sambódromo e o Museu do Samba, que fica no mesmo local, podem ser visitados gratuitamente durante o dia.
A partir do mês de Dezembro, fica aberta a temporada dos Ensaios Técnicos das escolas de Samba. Estes acontecem durante a noite dos finais de semana até um pouco antes o Carnaval.
O Sambódromo - Estrutura
O Sambódromo é dividido em setores numerados de 1 a 13 e divididos por pares e ímpares. O lado par fica próximo à estação de metrô da Praça Onze e o lado Ímpar próximo a Central.
Atrás dos setores, tanto do lado par quanto do ímpar, existem empresas de fast food e lojas espalhadas pelo sambódromo com diversas opções para um lanche rápido. Nas arquibancadas, há vendedores de bebidas como água, refrigerante e cerveja.
Veja: Como chegar ao Sambódromo
Cada setor possui banheiros próximos as saídas caso tenha dúvida pergunte a algum dos funcionários uniformizados da Liesa.
Quanto aos tipos de assentos, são 5 opções disponíveis para você assistir ao desfile no Sambódromo:
Arquibancada: Os ingressos mais comuns são as arquibancadas, que ficam na parte mais alta e proporcionam uma visão mais aérea o desfile.
Frisas: As frisas são as cadeiras que ficam bem próximas a Avenida. Elas têm capacidade para até 6 pessoas e são recomendadas para quem irá assistir ao desfile pela primeira vez e deseja conforto e boa visão.
Frisas cobertas: As frisas cobertas só estão disponíveis no Setor 7 - Fila D do sambódromo e ficam logo abaixo dos camarotes. Cada uma tem capacidade para até 12 pessoas.
Cadeiras numeradas: Estas estão disponíveis apenas no setor 12 e ficam bem próximas a Apoteose, que é o final do desfile.
Camarotes: Os camarotes ficam logo abaixo das arquibancadas e acima das frisas. Existem também os camarotes lounge, com festas e shows nos intervalos, que ficam entre os setores. Os camarotes normalmente possuem serviços de buffet e open bar.
Saiba o que pode e o que não pode no Sambódromo
Já tem o seu ingresso para o Carnaval do Rio de Janeiro de 2025?
Ingressos disponíveis em todos os setores da Marquês de Sapucaí, incluindo arquibancadas especiais, arquibancadas numeradas do setor 9, frisas comuns e frisa coberta. Antecipe sua compra e evite preços altos!
AJUDA PELO TELEFONE | COMPRE PELA INTERNET |
Ligue 21-3958-0722 e fale com o nossa Central de Venda de Ingressos. Nosso help desk funciona das 09:00h as 18:00h, de Segunda a Sexta-Feira. | Selecione o dia, ingresso e o setor de sua preferência. Indique se você deseja retirar gratuitamente em nossa Central de Atendimento ou a Entrega Especial para receber em seu hotel ou endereço indicado no Rio de Janeiro. Entregamos em toda Zona Sul do Rio, Centro e Barra da Tijuca. Pague com cartão de crédito ou via PIX. |